Organização do Currículo Básico Comum - CBC

No CBC e nos Conteúdos Complementares foi feita a opção de organizar os conteúdos em torno de quatro Eixos Temáticos:
Eixo Temático I – As geografias do cotidiano
Eixo Temático II – A sociodiversidade das paisagens brasileiras e suas manifestações espaçoculturais
Eixo Temático III – A globalização e regionalização no mundo contemporâneo
Eixo Temático IV – Meio ambiente e cidadania planetária

O eixo temático Geografias do Cotidiano recupera a cotidianidade do lugar, representado pela cidade e o campo, onde ocorrem as relações de trabalho, de cultura e de lazer. Os tópicos selecionados para o CBC são: território e territorialidade; paisagens do cotidiano; cidadania e direitos sociais; lazer; segregação espacial; redes e circulação. Eles garantem a leitura da paisagem, a compreensão das complexas relações de poder, de segregação, a luta e a conquista de direitos no território, além de possibilitar o entendimento do movimento de pessoas, mercadorias e idéias na complexa e contraditória rede da globalização e fragmentação. A singularidade dos tópicos reflete a importância da escala local na sua relação com a regional e global, bem como a luta por espaços mais justos e de todos. Os demais tópicos são complementares.

No eixo temático A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço-Culturais, os tópicos selecionados são: turismo; cultura e natureza; populações tradicionais; região cultural. Eles traduzem a abordagem cultural que resgata a sociodiversidade das paisagens e regiões, tecidas na relação com a biodiversidade, permitindo uma releitura socioambiental das relações entre sociedade e natureza. Novos sujeitos revigoram as regiões culturais, imprimindo na natureza suas especificidades e fenômenos. Os demais tópicos são complementares e contribuem para ampliação e aprofundamento do ET.

No eixo temático Globalização e Regionalização no Mundo Contemporâneo, os tópicos selecionados contemplam o redesenho da espacialidade complexa mundial, configurada na fragmentação de povos, de regiões e dos lugares, em detrimento de uma tendência homogeneizadora do capital, via mercado. São eles: regionalização e mercados; nova ordem mundial; revolução técnico-científica; redes técnicas das telecomunicações; fragmentação. Eles demandam habilidades problematizadoras, numa perspectiva crítica, realçando o enfoque dos conflitos gerados pelas contradições socioespaciais. Os demais tópicos são complementares e possibilitam ampliar o ET.

No eixo temático, Meio Ambiente e Cidadania Planetária, priorizamos no CBC os tópicos: desenvolvimento sustentável; indústria e meio ambiente; cidades sustentáveis; Agenda 21; padrão de produção e consumo, que alinhavam as relações sociedade e natureza nas suas discussões mais contemporâneas de sustentabilidade. Eles indicam percursos dentro de uma nova lógica de cooperação e solidariedade, garantidos por uma legislação ambiental e uma nova ética fundada na responsabilidade socioambiental.


Obs.: Material disponibilizado pelo prof. Marcelo Furtado referente à capacitação realizada pela Secretaria Estadual de Educação, em Setembro de 2010.

0 comentários:

Postar um comentário